segunda-feira, 8 de março de 2010

A escrita espontânea na Educação Infantil

A escrita faz parte da vida das crianças mesmo antes do processo de alfabetização chegar, elas leem o mundo através das imagens, dos sons e por isso trabalhamos com elas atividades que envolvam registros de toda natureza: nomes deles, nomes dos colegas, nomes de frutas preferidas, nomes de carros, nomes de histórias infantis, de desenhos animados, dentre outras possibilidades.

Nós chamamos de escrita espontânea pelo fato da criança registar do seu modo, de acordo com a fase em que se encontra e não de acordo com o código de escrita estabelecido.

Além disso, a escrita espontânea é utilizada na Educação Infantil para que o professor possa fazer o diagnóstico em qual fase de desenvolvimento da aquisição do código escrito a criança está, e para que ela possa construir hipóteses em torno da escrita de palavras e do sistema alfabético.

Nas fotos eles estão registrando o nome de três amigos e representando-os através de desenhos!



3 comentários:

BeatrizEducaçãoInfantil disse...

Olá Gismália. Gostei muito da sua fala sobre escrita espontânea. Lancei algumas coisas no meu blog. Espero poder lhe ajudar. Juntas por uma educação de qualidade. Abraços!

blog paty disse...

Olá Gismália. Gostei muito do seu blog, gostaria de ver mais exemplos de atividades de escrita espontânea para educação infantil.
Abraços
Paty


Anônimo disse...

Que amor! Lindo!

Postar um comentário