quarta-feira, 24 de março de 2010

Recadinho para os pais...





Leia para seu filho com entonação e emoção!
Várias pesquisas comprovam que filhos cujos pais leram bastante para eles quando pequenos têm um desempenho melhor em sala de aula.
A proximidade com o mundo da escrita facilita a alfabetização e ajuda em todas as matérias escolares.

Parabéns aos pais que têm acompanhado as atividades de leitura em casa. ..
...e incentivado seu filho.
Em sala as crianças já demonstram mais interesse nas rodinhas de leitura.

Piada contada pela aluna Victória

Piada para se divertir.


O menino chegou perto do pai e falou:
_ Papai eu quero uma bicicleta.
E o pai respondeu:
_ Filho você não sabe andar de bicicleta.
_ Papai, por favor, eu quero?
Ai o pai comprou a bicicleta.
_ Olha papai, sem as mãos.
_ Olha papai, sem os pés.
De repente o menino bateu em uma árvore e gritou:
_ Olha papai sem os dentes!

Piada contada pela aluna Victória (Infantil 5)
segunda-feira, 8 de março de 2010

A escrita espontânea na Educação Infantil

A escrita faz parte da vida das crianças mesmo antes do processo de alfabetização chegar, elas leem o mundo através das imagens, dos sons e por isso trabalhamos com elas atividades que envolvam registros de toda natureza: nomes deles, nomes dos colegas, nomes de frutas preferidas, nomes de carros, nomes de histórias infantis, de desenhos animados, dentre outras possibilidades.

Nós chamamos de escrita espontânea pelo fato da criança registar do seu modo, de acordo com a fase em que se encontra e não de acordo com o código de escrita estabelecido.

Além disso, a escrita espontânea é utilizada na Educação Infantil para que o professor possa fazer o diagnóstico em qual fase de desenvolvimento da aquisição do código escrito a criança está, e para que ela possa construir hipóteses em torno da escrita de palavras e do sistema alfabético.

Nas fotos eles estão registrando o nome de três amigos e representando-os através de desenhos!



Acompanhando o calendário





Acompanhar o calendário, perceber a sequência dos dias e a importância dos números em nossas rotinas são atividades do cotidiano do Infantil 5. Com estas atividades eles trabalham as noções de tempo, de ordem, além de outras noções matemáticas, tais como: comparação de quantidades, quantos dias faltam para, que mês tem menos dias, quantos dias tem o mês de, quais os dias caem no domingo, que números estão representando as quintas-feiras neste mês, qual é dia do aniversário do coleguinha. As professoras vão criando situações de aprendizagem baseadas no calendário e nos interesses das crianças.

É a matemática contextualizada nos mais diversos locais onde os números aparecem e fazem parte da vida das crianças.

Registrando e acompanhando a evolução através do desenho

“Na verdade o desenho não reproduz as coisas que vemos, mas traduz a visão que se tem delas.”
Saul Steimberg

A escola vê o desenho como uma possibilidade de brincar, de falar, de registrar, de marcar o desenvolvimento da infância, considerando cada estágio, onde o desenho assume um caráter próprio. Estes estágios definem maneiras de desenhar que são bastante similares em todas as crianças, apesar das diferenças individuais de temperamento e sensibilidade. Esta maneira de desenhar própria de cada idade varia, inclusive, muito pouco de cultura para cultura. Ele também nos ajuda a entender melhor o universo infantil, que com seu modo bem próprio de expressão, registra suas idéias, suas vontades e suas fantasias.

O desenvolvimento progressivo do desenho implica mudanças significativas que, no início, dizem respeito à passagem dos rabiscos iniciais da garatuja para construções cada vez mais ordenadas, fazendo surgir os primeiros símbolos. Essa passagem é possível graças às interações da criança com o ato de desenhar e com desenhos de outras pessoas.

É através da evolução do grafismo que podemos acompanhar as mudanças e aprimoramentos dos desenhos da criança. Para Saul Steimberg o desenho é a forma de raciocinar sobre o papel, de exercitar a inteligência. É assim que, por meio do desenho, a criança cria e recria individualmente formas expressivas, integrando percepção, imaginação, reflexão e sensibilidade, que podem então ser apropriadas pelas leituras simbólicas de outras crianças e adultos. O desenho está também intimamente ligado ao desenvolvimento da escrita, uma vez que esta exerce uma verdadeira fascinação sobre a criança, e isso bem antes dela própria poder traçar verdadeiros signos. Muito cedo ela tenta imitar a escrita dos adultos.

A magia de ouvir e contar histórias!



Qual é o adulto que não se recorda com enorme prazer dos momentos de magia da infância, quando o pai, a mãe, tios e avós convidavam para contar aventuras de príncipes e princesas, fadas, bruxas e animais falantes?

A Casinha Feliz a partir dos dois anos de idade, assume seu papel diante da função social da leitura e escrita buscando na família a parceria indispensável nesse processo de compreensão do que há por trás das letras. Nossas metas prioritárias são: alimentar o prazer pela leitura, realizar trocas afetivas, estimular a segurança, desenvolver a criatividade, trabalhar a linguagem oral e escrita, ampliar o vocabulário e a visão de mundo e ainda oferecer estímulos para os futuros leitores e escritores de histórias. A leitura é incentivada de várias formas e uma de nossas estratégias são as rodinhas diárias e nosso cantinho da leitura. Uma história deve ser contada emocionalmente e não simplismente apresentado o seu enredo. Contar uma história é fazer as crianças sentir-se identificadas com os personagens, é movimentar o mundo da fantasia, onde cada um possa criar ou recriar o seu papel, vivenciando-o com a intensidade e a necessidade do momento!

A Importância dos jogos livres na Educação Infantil


Os alunos da Turma do Carinho são carinhosos em tudo, inclusive
na hora de escolher e jogar com novas possibilidades!


Os jogos e as atividades livres ajudam a construir o conhecimento, podem ser entendidas como situações em que as crianças possam expressar diferentes sentimentos, podendo, gradativamente, aceitar a existência do outro. São atividades lúdicas que visam melhorar a socialização entre as crianças, fazendo com que vivenciem situações de colaboração, trabalho em equipe e respeito. Além de proporcionarem momentos lúdicos e prazerosos, fazendo com que a criança classifique, ordene, estruture, resolva pequenos problemas e sinta-se motivada a ultrapassar seus próprios limites. Enquanto brinca, a criança está pensando, criando e desenvolvendo, dentre outros fatores, o pensamento crítico.
Vamos dar uma espiadinha nas salas e pátios da Casinha Feliz para ver como isso acontece?
terça-feira, 2 de março de 2010

Poesia no AR!!!


Os alunos desenvolvem todas as habilidades diversas ao serem colocados diante da poesia e a arte de declamar não poderia ficar de fora da Educação Infantil! Vamos ver as fotos da interpretação gráfica dos alunos e assistir a um dos ensaios da Turma do Carinho recitando a poesia POR ENQUANTO EU SOU PEQUENO - de Pedro Bandeira!


























































Clique no PLAY e aproveite esse momento inesquecível.



Vocês gostaram? Então comente!